MURAL PESSOAL

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

COMO ELABORAR UM CURRÍCULO

DICAS PARA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULO

Espero com essas dicas facilitar e contribuir de alguma forma com as pessoas que precisam elaborar um currículo.
Como experiência própria, posso afirmar que na maioria das empresas os profissionais de RH envolvidos no processo de recrutamento e seleção, tem um tempo muito escasso e precisam ser ágeis para atender a demanda, eles analisam centenas de currículos e rapidamente precisam visualizar e entender o que você pretende e quais são seus objetivos, então aqui vão algumas dicas:-
- Antes de começar a elaborar seu currículo, pegue sua carteira de trabalho, separe documentos, papéis, certificados de cursos, etc.. que de alguma forma você ache importante ou interessante fazer parte de seu currículo.
- Não tenha pressa, faça um rascunho antes, ele ajuda a lembrar e facilita na hora de digitar ou datilografar seu currículo.
- Um currículo deve ser bem elaborado e corretamente escrito, faça com calma.
- Use frases curtas e utilize o mínimo possível de palavras.
- Evite advérbios subjetivos como extremamente, fortemente e outros.
- Evite o pronome pessoal “eu”, ele passa uma impressão de falta de modéstia quando usado em demasia.
- Inicie as frases com verbos de ação como: - Supervisionei, administrei, organizei, treinei, planejei, melhorei, expandi, construí, reduzi,etc...
- Faça um resumo abrangente e objetivo, procure manter seu currículo em no máximo duas páginas.
- Fale bem de você, seja verdadeiro, enfatize seus pontos positivos, mostre primeiro os aspectos marcantes e deixe os menos relevantes para o final.

SEQUÊNCIA DA APRESENTAÇÃO
- Dados Pessoais
- Objetivo conciso
- Breve sumário das qualificações
- Formação acadêmica
- Resultados obtidos em decorrência das habilidades técnicas
- Experiência profissional mais relevante (com datas e lugares)
- Pontos Fortes
- Conhecimento de Informática

Basicamente o que um pregador quer saber é:
- Onde você já esteve?
- O que você já fez por outra empresa?
- O que pode fazer pela empresa dele?

Existem várias formas de se elaborar um currículo o importante é causar no entrevistador um impacto positivo logo no início da leitura.
Então aqui vão algumas recomendações:
- Antes de digitar ou datilografar o modelo final, revise-o com duas ou três pessoas para checar as informações e para verificar a correção ortográfica. Erros de português, gramaticais, ortográficos ou de concordância, comprometem seriamente o currículo de qualquer pessoa. Não tenha vergonha de pedir ajuda.
PRIMEIRA PÁGINA
- Logo no início da primeira página, coloque o seu nome, seu endereço e números de telefone.
- Em seguida coloque o seu objetivo, que não deve ultrapassar uma linha.
Por exemplo: Gerente de Marketing/Produto.
- Mencione depois, sumariamente, um resumo de suas qualificações. Por exemplo:
Economista com MBA em marketing e 10 anos de experiência em planejamento de mídia e estudo de mercado.
- Certifique-se de incluir as datas de início e final de cada curso do lado esquerdo da página.
- Certifique-se de incluir as datas de entrada e saída de cada emprego do lado direito da página, depois do nome de cada empresa.
- Não separe os cargos com textos, pois perdem o impacto do número e da seqüência.
SEGUNDA PÁGINA
- Faça uma relação de resultados obtidos em cada empresa, sempre de maneira sucinta. Evite analisar – apenas informe.
- Se foi promovido muitas vezes, enfatize isto no currículo. Brevemente. As promoções que obteve são as melhores referências, pois denotam que você foi um colaborador excelente. Transmitem que seu chefe o julga um bom profissional e que executou bem suas funções, por isso foi promovido.
- Para registro de um emprego em que você obteve promoções, certifique-se de incluir a data de entrada e a data de saída no lado esquerdo da página, e as datas para cada título do lado direito da página.
Se você não seguir esta norma e colocar todas as datas do lado esquerdo, uma rápida leitura poderá deixar a impressão de que você troca de emprego com freqüência.
- Selecione apenas os últimos cinco empregos de sua carreira. E mencione no sumário de qualificações que tem mais experiência do que está mostrado a seguir

Se você for um executivo jovem, que ainda não acumulou muitos empregos, tente montar o seu currículo com uma só página.

O QUE NÃO COLOCAR EM SEU CURRÍCULO
- Não utilize cores, o currículo deve ser impresso em uma única cor “preta”.
- Evite variar tipos de fonte.
- Use recursos como o negrito e o itálico do seu processador de texto para destacar as informações.
- Imprima em um papel de boa qualidade, branco ou em tom pastel claro.
- Não perca tempo inserindo número de documentos como CIC, ou do Título de Eleitor, ou mesmo da Carteira Profissional. Não é necessário.
- Não inclua as razões de ter deixado o emprego anterior elas só deve ser discutida no momento da entrevista pessoal.
- Não coloque referênciasA lista de referências deve ser impressa à parte, e você deve tê-la à mão para apresentá-la ao entrevistador no momento em que for solicitado a isto.
- Não coloque raça, religião e filiação partidária.
- Não faça a composição gráfica com letras muito pequenas porque há pessoas que enxergam mal – respeite-as
- Não coloque salário anterior e pretensão salarial. Quando o anúncio pede, pode-se escrever alguma coisa geral como "Aceito discutir propostas", ou "Estou aberto para discutir a questão salarial".
- Resumo do texto publicado no Jornal Carreira e Sucesso Edição nº 08
- Publicação completa você encontra no site abaixo:
www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=280

QUEM É DO BEM, SE DÁ BEM

COMO SE TORNAR POPULAR

>> Não economize no “Bom Dia” e “Obrigado”. Sorria e cumprimente todos os colegas de trabalho.
>> Não deixe ninguém esperando
Se não puder ou não quiser atender peça um minuto ou remarque a conversa. Mostre educação.
>> Não banque o durão só porque esta no trabalho. Mostrar sensibilidade e atenção faz a diferença na hora de fechar um negócio ou trabalhar com a equipe.
>> Seja ousado confiante. Não tenha medo de mudar. Procure sempre novas atividades e interesses que possam mostrar sua real capacidade de trabalho.
>> Mostre sempre honestidade e bom caráter, até nas pequenas ações. Ética e sinceridade são cada vez mais valorizados.

COMO MELHORAR A IMAGEM


>> Aprenda a ouvir, mesmo quando esta sendo contrariado,
>> Se precisar, Mude de opinião. Peça desculpas quando necessário. Não deixe ninguém magoado.
>> Mostre simpatia. Torne-se agradável até nas situações delicadas.
>> Interaja. Passe a freqüentar happy hours, festa de final de ano e aniversários. Mostre que quer participar em todos os momentos.
>> Seja humilde. Em qualquer cargo, é importante acabar com a impressão de arrogância e prepotência. Ninguém precisa lembrar de você como aquele que ac redita ser “o máximo”.
>> Evite conversas embaraçosas ou discussões nas reuniões.
>> Não tenha medo de elogiar os colegas quando achar pertinente.

EDIÇÃO COMPLETA NO SITE ABAIXO DO JORNAL JT DO DIA 21/10/2007
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